Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Senadores criticam proposta de nova idade mínima para disputar vaga na Casa

Senadores criticam proposta de nova idade mínima para disputar vaga na Casa

A proposta que busca reduzir a idade mínima para políticos disputarem uma vaga no Senado ainda não foi protocolada, mas, nos bastidores, já há parlamentares criticando a ideia, apurou a CNN.

O texto articulado pelo deputado federal Eros Biondini (PL-MG) reduz, de 35 para 30 anos, a idade mínima para candidatos ao Senado e à Presidência da República.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) também diminuiria a idade mínima necessária para outros cargos, como governador, vice-governador, deputado federal ou estadual, além de prefeito.

A eventual mudança desagrada tanto alguns membros da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto oposicionistas ouvidos pela CNN.

 

Para um líder governista, é preciso ter mais experiência profissional e até mesmo de vida para ocupar um cargo tão importante desse.

Já para um senador proeminente da oposição, não cabem propostas “ao sabor do vento e do momento”. Defende ainda que mais idade e vivências são absolutamente necessárias, inclusive para tomar melhores decisões, ao seu ver.

Os líderes só devem se manifestar oficialmente se a PEC for realmente protocolada e chegar ao Senado.

Biondini quer tentar protocolar a proposta, que começaria pela Câmara dos Deputados, ainda nesta semana. Para tanto, precisa de ao menos 171 assinaturas de deputados federais em apoio. Até esta segunda-feira (10), tinha conseguido pouco mais de 100, de acordo com o parlamentar.

A medida beneficiaria políticos jovens, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), de 28 anos, que anseia pela disputa ao Senado em 2026, e o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB-PE), de 31 anos.

“Em todos os espectros políticos, temos jovens extremamente preparados. O prefeito de Recife, João Campos, e o deputado Nikolas são exemplos vivos disso”, afirmou o autor da PEC à CNN.

Há também quem defenda ser preciso “desfulanizar” a proposta – ou seja, fazê-la sem nomes beneficiados em mente – para que avance.

Na avaliação de um outro senador da oposição, interesses políticos de ambos os espectros deverão acabar atrapalhando a tramitação.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Gilberto Gil entra na justiça contra padre que debochou da morte de Preta Gil

Gilberto Gil decidiu entrar com uma ação judicial contra um padre na Paraíba por debochar…

Cruzeiro vence e permanece na cola dos líderes do Brasileiro

O Cruzeiro derrotou o Fortaleza por 1 a 0, na noite deste sábado (18) no…

Resumo de Dona de Mim: Próximo capítulo da novela, segunda-feira, 20

No próximo capítulo de Dona de Mim, a tensão aumenta entre os personagens, enquanto sentimentos…