O prefeito Paulo Silva recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (4), os representantes da empresa FBF Engenharia, que vai assumir emergencialmente a coleta de resíduos em Mogi Mirim. O serviço está sob intervenção da Prefeitura desde o dia 26 de junho, quando a empresa Plural, responsável pela atividade, interrompeu a coleta domiciliar, em razão de débitos junto ao aterro sanitário da CTR Conchal Ambiental, para onde os resíduos são levados. Vale destacar que a Prefeitura mantinha em dia os repasses para a empresa, o que fortaleceu a intervenção realizada pelo município.
Ao lado do secretário de Serviços Municipais Oberdan Quaglio Alves e dos vereadores Cristiano Gaioto e Wilians Mendes de Oliveira, Paulo Silva recepcionou o diretor comercial Fernando Tomasiunas, o engenheiro operacional Antônio Coutinho e o supervisor operacional Luís Fernando de Araújo. Segundo eles, a FBF Engenharia, com sede em São Paulo, tem uma história de 26 anos na prestação de serviços a diversos municípios do Estado de São Paulo, com um escopo variável de atividades, como coleta de lixo, varrição e pavimentação, dentre outras.
O contrato emergencial da Prefeitura com a FBF Engenharia foi assinado nesta semana e terá duração de 12 meses, podendo ser revogado com antecedência com uma nova licitação. Na quinta-feira (3), Oberdan esteve na sede da empresa fazendo uma vistoria técnica e aprovou o que encontrou. “Uma empresa bem estruturada e organizada”, frisou.
Fernando informou que o trabalho agora consiste na montagem das equipes operacionais, com a contratação de mão de obra, a locação de um espaço para abrigar a estrutura de caminhões e colaboradores e toda transição do serviço. Ele espera que isso esteja solucionado o mais rápido possível para que o serviço seja iniciado de fato até o final da próxima semana. A princípio, o lixo continuará sendo levado para o aterro sanitário da CTR Conchal Ambiental.
Oberdan destacou que as rotas de coleta do resíduo domiciliar foram reestabelecidas, restando apenas alguns pontos para normalização, como condomínios e área rural. Com a FEB Engenharia assumindo o serviço, o decreto 9565/2025, que estabeleceu a “ocupação excepcional e temporária do serviço público de coleta de resíduos sólidos urbanos, em razão do inadimplemento contratual da empresa Plural Serviços Técnicos Ltda”, será revogado.