Levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), no dia 16 de setembro, coloca Mogi Guaçu entre as 15 melhores cidades brasileiras em indicadores de funcionamento da máquina pública – um dos pilares do Ranking de Competitividade dos Municípios. Entre os dados avaliados estão o custo da função administrativa e legislativa, a qualificação dos servidores, a qualidade da informação contábil e fiscal, a transparência e o tempo gasto para abertura de novas empresas.
Em 15º lugar no pilar de eficiência e em 101º no estudo geral de competitividade, a cidade passa a integrar seleto grupo de municípios classificados com gestão eficiente, transparente e com funcionalismo de nível – fatores que, segundo o CLP, são decisivos para impulsionar o potencial local, reduzir a burocracia, aumentar a produtividade e criar um ambiente favorável ao investimento.
“Temos acompanhado o resultado prático destas políticas públicas com a chegada de novas empresas, anúncios de ampliação de empresas já instaladas na cidade e emprego em alta”, destacou o prefeito Rodrigo Falsetti. “Nosso trabalho, desde o princípio, tem tido como um dos objetivos prioritários a recuperação a confiança do Estado, do Governo Federal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para projetarmos o desenvolvimento do Guaçu”.
O CLP é uma organização sem fins lucrativos que atua, desde 2008, mobilizando redes, lançando ferramentas de monitoramento de gestão e formando lideranças públicas. O ranqueamento e os detalhes de cada pilar avaliado estão disponíveis em https://rankingdecompetitividade.org.br/