Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Governo Lula vive “curto-circuito“ decisório, diz cientista político ao WW

Governo Lula vive “curto-circuito“ decisório, diz cientista político ao WW

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um “curto-circuito” decisório em seu terceiro mandato, segundo avaliação do cientista político Creomar de Souza, CEO da consultoria de análise política Dharma.

Em entrevista ao jornal WW na segunda-feira (10), Souza avaliou como complexa a relação entre o Palácio do Planalto e o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após acenos do parlamentar à direita. 

Na última sexta-feira (7), em entrevista à rádio Arapuan FM, da Paraíba, Motta voltou a criticar o prazo de oito anos de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa – caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – e afirmou que o 8 de janeiro não foi uma tentativa de golpe de Estado.

De acordo com o cientista político, o governo Lula passa por uma situação em que “muita gente puxa a corda, mas cada um para o seu próprio lado”. Para ele, esse cenário gera um “telefone sem fio governamental”, em que as informações chegam de maneira ruidosa aos diferentes setores da administração. 

O CEO da Dharma também questiona a surpresa dos governistas diante do posicionamento crítico do presidente da Câmara em relação a algumas pautas do governo.

“Como alguém se surpreende com um político que tem uma biografia de direita, em um Congresso que está clivado à direita e que fez compromissos com um arco de alianças que vai de um grupamento minoritário, que é a base do governo, até um grupamento majoritário que é a oposição, com um posicionamento que seja crítico a alguma pauta do governo?”, indagou.

Creomar de Souza lembra que, embora Hugo Motta tenha demonstrado uma postura amistosa com o presidente Lula logo após a posse, o presidente da Câmara “não foi eleito só com os votos dessa canoa”, disse. Assim, “à medida que sua aproximação com o governo gerou desconforto na oposição, Motta se viu obrigado a reposicionar-se”, acrescentou. 

Jogo político e marcação de território 

Souza ressaltou que o processo de equilíbrio entre o Executivo e o Legislativo dependerá muito da capacidade de o governo de “entrar no jogo” e negociar. “O que você me devolve?”, exemplificou o analista ao simular o tipo de diálogo necessário entre as partes. 

O cientista político concluiu destacando que Motta, como um político jovem e com ambições futuras, faz uma

“Há uma marcação clara de território e de agenda de um político que é jovem e com ambições futuras e que, obviamente, precisará se posicionar em uma série de temas importantes”, concluiu. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Gilberto Gil entra na justiça contra padre que debochou da morte de Preta Gil

Gilberto Gil decidiu entrar com uma ação judicial contra um padre na Paraíba por debochar…

Cruzeiro vence e permanece na cola dos líderes do Brasileiro

O Cruzeiro derrotou o Fortaleza por 1 a 0, na noite deste sábado (18) no…

Resumo de Dona de Mim: Próximo capítulo da novela, segunda-feira, 20

No próximo capítulo de Dona de Mim, a tensão aumenta entre os personagens, enquanto sentimentos…