Search
Close this search box.
  • Home
  • Cinema
  • “Emilia Pérez“ estreia nos cinemas brasileiros em meio a polêmicas

“Emilia Pérez“ estreia nos cinemas brasileiros em meio a polêmicas

O filme francês “Emilia Perez”, protagonizado por Karla Sofía Gáscon, Zoë Saldaña e Selena Gomez, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (6).

Líder de indicações ao Oscar 2025, “Emilia Pérez” é o grande concorrente de “Ainda Estou Aqui”, longa-metragem brasileiro, na premiação. O musical em espanhol do diretor francês Jacques Audiard recebeu 13 indicações ao principal prêmio de cinema de Hollywood.

Além da concorrência nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, Karla Sofía Gáscon ainda compõe a lista de concorrentes da cateoria de Melhor Atriz, junto com a brasileira Fernanda Torres (Eunice Paiva, em “Ainda Estou Aqui”).

O filme conta a história de Rita, uma advogada a serviço de uma grande empresa que está mais interessada em ganhar dinheiro inocentando criminosos do que servir à Justiça. Ela é contratada para ajudar o líder fugitivo de um cartel de drogas mexicano, Manitas, que quer abandonar os negócios e se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual, para afirmar o gênero com o qual se identifica e mudar de vida. 

Apesar de liderar as nomeações ao Oscar, a produção vem enfrentando polêmicas desde o início do ano.

Entenda a polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón e “Emilia Pérez”

Na última semana, a jornalista Sarah Hagi compartilhou prints de antigas publicações de Gascón nas redes sociais, nas quais ela critica a cultura muçulmana, o caso de George Floyd, o próprio Oscar, entre outros.

A artista, que acabou desativando as redes sociais após a revelação, se desculpou poucos dias depois pelas postagens. “Eu quero abordar o assunto das minhas antigas e danosas publicações nas redes sociais”, disse a atriz em comunicado enviado para a CNN. “Como integrante de uma comunidade marginalizada, eu conheço esse sofrimento bem demais e me arrependo profundamente de ter causado dor. Por toda a minha vida eu lutei por um mundo melhor. Eu acredito que a luz sempre prevalecerá contra a escuridão.”

Pouco antes, o jornal Folha de S. Paulo publicou uma entrevista com a atriz, realizada durante o evento de imprensa no Brasil da produção francesa. Nela, Karla Sofía Gascón insinuou que a equipe de Fernanda Torres teria feito críticas a ela e a “Emilia Pérez” — ambas estão concorrendo na categoria de Melhor Atriz no prêmio.

Karla Sofía Gascón teria sido afastada de todas as ações promocionais e participações em eventos da temporada de prêmios de “Emilia Pérez“, segundo o portal noerte-americano The Hollywood Reporter.

Isso porque, de acordo com a publicação, a Netflix decidiu não oferecer as cortesias habituais, como transporte e acomodações, a um candidato ao Oscar, a fim de dificultar a presença de Sofía Gascón nos próximos eventos da temporada de premiações. Moradora da Espanha, a atriz teria que arcar com os custos por conta própria caso decida participar das próximas cerimônias.

O filme em si, embora tenha sido bem recebido pela crítica, recebeu comentários negativos nas redes sociais, principalmente de mexicanos. Internautas apontam a falta de atores mexicanos ou latino-americanos no elenco — a única atriz mexicana no filme é Adriana Paz, que faz um papel secundário e não foi escolhida para concorrer nas premiações.

Karla Sofía Gascon fala sobre “Emilia Pérez”, Fernanda Torres e mais para a CNN Brasil

Oscar 2025: confira a lista de indicadas ao prêmio de Melhor Atriz

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Resumo de Dona de Mim: Próximo capítulo da novela, segunda-feira, 20

No próximo capítulo de Dona de Mim, a tensão aumenta entre os personagens, enquanto sentimentos…

Brasil fecha Mundial de halterofilismo com ouro nas equipes femininas

A equipe feminina do Brasil (formada por Mariana D’Andrea, Lara Lima e Tayana Medeiros) garantiu…

Cantor famoso é nova aposta da Globo para cobertura de festa famosa em 2026

A Globo surpreendeu ao contratar Wesley Safadão para suas festas juninas de 2026. O cantor de…