O novo papa da Igreja Católica foi eleito nesta quinta-feira (8). No Brasil, famosos comemoraram a confirmação de que o papa Francisco tem um novo sucessor e desejaram uma boa trajetória para Robert Prevost, que usará o nome de papa Leão XIV.
A cantora Daniela Mercury, por exemplo, desejou que ele mantenha um estilo progressista assim como o papa Francisco. A atriz Ingrid Guimarães também celebrou o novo papado e destacou a importância do momento histórico.
Veja as reações de famosos à escolha novo papa:
Daniela Mercury
A cantora compartilhou um vídeo do momento em que a fumaça branca anunciou a sucessão do papa Francisco. “Habemus Papam! A fumaça branca me enche de esperança que a Igreja Católica tenha escolhido um cardeal que siga com o pensamento progressista do papa Francisco”, escreveu.
“As reformas são importantes para os fiéis em todo mundo e especialmente os LGBTQIA+. Ter o nosso amor respeitado e acolhido é mais do que um quentinho no coração, significa também a diminuição da violência contra a nossa comunidade, significa salvar vidas”, finalizou ela.
Ingrid Guimarães
“É um momento histórico! Que o papa Leão XIV siga os passos de bondade, compaixão e proximidade deixados por Francisco. Que este novo pontificado suja guiado pelo diálogo, pela escuta a pelo acolhimento das diferenças”, escreveu a atriz Ingrid Guimarães.
Thiaguinho
O cantor Thiaguinho também acompanhou a repercussão da escolha do novo papa. “Vendo a história acontecer. Mais um sucessor de Pedro. Amigo do papa Francisco”, escreveu o artista.

Lexa
A cantora Lexa usou as redes sociais para comemorar a escolha de um novo papa. “Que emoção! Como católica, meu coração fica muito feliz”, escreveu.

Cacau Protásio
A atriz Cacau Protásio foi outra celebridade brasileira que vibrou com o anúncio da sucessão do Papa Francisco. “Glória Deus! Que nosso senhor Jesus dê sabedoria para o nosso papa”, escreveu.

Quem é Robert Prevost?
Robert Prevost é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 1980.
Com isso, ele adquiriu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um forte representante das Américas como um todo.
Ele trabalhou por uma década em Trujillo, no Peru, e posteriormente foi nomeado bispo de Chiclayo, outra cidade peruana, onde serviu de 2014 a 2023.
Espera-se que ele dê continuidade às reformas do papa Francisco. Prevost faz parte da ordem religiosa agostiniana – da qual se tornou líder como superior global.
Prevost ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.
Em fevereiro deste ano, o papa Francisco promoveu Prevost a cardeal-bispo. Ele foi designado para a Diocese Suburbicariana de Albano, na Província de Roma.
Em uma entrevista ao site do Vaticano, ele enfatizou sua visão sobre o papel dos bispos:
“O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”
Conheça a origem da expressão Habemus Papam, dita quando papa é escolhido