Search
Close this search box.
  • Home
  • MOGI GUAÇU
  • Roda da Inclusão celebra nove anos de luta por acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência em Mogi Guaçu ‹

Roda da Inclusão celebra nove anos de luta por acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência em Mogi Guaçu ‹

Mogi Guaçu vai receber mais uma edição do evento Roda da Inclusão, que chega ao seu 9º ano consecutivo. Com entrada gratuita, o evento é aberto ao público em geral, e será realizado nesta sexta-feira, 19 de setembro, das 9h às 11h30, na sede do Fundo Social de Solidariedade, que fica na Rua Antonina, 9, no Jardim Ypê II. No local, o público poderá conferir a exposição Nós Podemos Mais.

Com o tema Acessibilidade, Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência, o evento tem como intuito promover reflexões, debates e ações voltadas à acessibilidade, inclusão e os direitos das pessoas com deficiência (PCDs). Nessa edição, o Roda da Inclusão vai contar com a presença do secretário executivo da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo, João Manoel Scudeler de Barros, além de autoridades, profissionais da área, pessoas com deficiência, familiares e a comunidade em geral.

Idealizado pela advogada, palestrante, ativista pela causa e pessoa com deficiência, Mariana Meneghel, o Roda da Inclusão nasceu com o propósito de dar voz às demandas da comunidade PCD local, promover visibilidade para as pautas de acessibilidade e fomentar políticas públicas mais eficazes. “O encontro será mais um movimento coletivo de empatia, respeito e transformação social. Cada ano representa uma conquista, mas também um lembrete de que ainda temos muito a avançar”, disse.

Ela explicou que a data escolhida para a realização do evento faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que, no Brasil, é celebrado no dia 21 de setembro. “Este marco é parte da campanha Setembro Verde, que visa ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão plena das pessoas com deficiência em todos os espaços sociais”, ressaltou.

Com uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e participação de especialistas, o evento se consolida como um espaço democrático e acolhedor, no qual experiências são compartilhadas e pontes são construídas entre diferentes setores da sociedade. “Em 2025, temos a expectativa que a edição reúna um número ainda maior de participantes, fortalecendo o compromisso de Mogi Guaçu com a inclusão e a equidade”, finalizou.
Programação
9h – Café da manhã
9h30 – Abertura com Mari Meneghel e participação assíncrona de Carla Maia (PDC, jornalista e paratleta)
10h – Participação da paratleta Carol Roncatto
10h30 – Angélica Colombo (teatro inclusivo)
11h – Ligia Franco (exposição Nós Podemos Mais)
11h30 – Tour pela exposição e término do evento

Roda da Inclusão
Tema: Acessibilidade, Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência (em alusão ao Setembro Verde)
Data: 19 de setembro
Local: Fundo Social de Solidariedade de Mogi Guaçu
Endereço: Rua Antonina, 9, no Jardim Ypê II.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Gilberto Gil entra na justiça contra padre que debochou da morte de Preta Gil

Gilberto Gil decidiu entrar com uma ação judicial contra um padre na Paraíba por debochar…

Cruzeiro vence e permanece na cola dos líderes do Brasileiro

O Cruzeiro derrotou o Fortaleza por 1 a 0, na noite deste sábado (18) no…

Resumo de Dona de Mim: Próximo capítulo da novela, segunda-feira, 20

No próximo capítulo de Dona de Mim, a tensão aumenta entre os personagens, enquanto sentimentos…