Durante a cerimônia, Paulo Silva revelou a construção de mais uma UBS na cidade, desta vez na Novacoop, Zona Norte
O prefeito Paulo Silva inaugurou, na manhã desta quinta-feira (7), as obras da reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Leste, que estavam em andamento desde setembro do ano passado. O evento reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e também da Iafa (Instituto de Apoio à Família), entidade não-governamental que cuida da administração da UPA.
Bastante emocionado, o diretor do Iafa, Wagner Serafim de Deus, afirmou que a UPA de Mogi Mirim é a única do instituto e, por isso, é motivo de orgulho vê-la toda reformada e bem equipada. “Trata-se da nossa joia da coroa”, observou.
Wagner disse ainda que a UPA de Mogi Mirim, desde o início da administração Iafa, foi concebida para priorizar os pacientes, proporcionando um ambiente humanizado e acolhedor. “Também foi criado para dar conforto e segurança aos nossos colaboradores”, completou.
Antes do descerramento da placa que marcou a reinauguração da UPA, o secretário municipal da Saúde, Mauro Nunes Júnior, fez questão de frisar que a UPA, juntamente com o PSC (Pronto Socorro Central) da Santa Casa, são os pilares centrais no que tange a assistência de urgência e emergência da cidade.
“A UPA e seus funcionários estão de parabéns pois, assim como a nossa política de saúde pública, também focam na atenção total ao paciente”, elogiou. O presidente da Câmara, Cristiano Gaioto, também foi na mesma direção. Em seu discurso, afirmou que a população mogimiriana merece a UPA e festejou a renovação do contrato da Iafa com a Prefeitura até 2027.
O diretor do Iafa, falou na sequência. Ele fez questão de elogiar o corpo clínico da UPA, assim como as auxiliares de enfermagem, enfermeiras, biomédicos, enfim, toda a equipe que compõe o time daquela unidade.
SURPRESA
Por último, o prefeito Paulo Silva lembrou dos momentos difíceis que Mogi Mirim passou quando do fechamento do PSC da Santa Casa e dos problemas enfrentados pela UPA, antes da administração da Iafa.
“Quando assumi meu terceiro mandado, em 2020, era só reclamação em relação à UPA. Hoje, isso ficou para trás, com UPA e PSC recebendo muitos elogios da população”, comemorou. Ele também cumprimentou o responsável técnico da UPA, o enfermeiro Clóvis Alexandre Barbosa Faria e toda a equipe da unidade pelos bons serviços prestados aos mogimirianos.
E para surpresa dos presentes, o prefeito revelou que ainda antes do término de seu quarto mandato, Mogi Mirim terá mais duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sendo uma no Parque das Laranjeiras, já anunciada, e uma outra à rua Francisco Maneira, no bairro Novacoop, na Zona Norte, que será a 15ª da rede de atenção básica à saúde da cidade. Paulo Silva encerrou a cerimônia saldando o SUS (Sistema Único de Saúde). “E viva o SUS”.