Search
Close this search box.
  • Home
  • Cinema
  • “Ainda Estou Aqui“ perde o Bafta para “Emilia Pérez“

“Ainda Estou Aqui“ perde o Bafta para “Emilia Pérez“

O filme “Ainda Estou Aqui” perdeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Bafta 2025. Os vencedores foram anunciados neste domingo (16). O vencedor nesta categoria foi o francês “Emilia Pérez“.

Com isso, a produção de Walter Salles chegará à cerimônia do Oscar 2025 sem ter vencido nenhum dos principais prêmios televisionados (como Globo de Ouro, Critics’ Choice e Bafta) — que são os mais importantes da temporada, junto aos prêmios dos sindicatos.

Essa derrota pode indicar dois possíveis rumos para a cerimônia do Oscar:

“Emilia Pérez” vai ganhar, mesmo após polêmicas

Nas últimas semanas, após polêmicas envolvendo a estrela do filme “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón, o longa francês parecia estar enfrentando uma retaliação na indústria. Embora o filme tenha vencido a categoria no Critics Choice Awards, a votação para a escolha dos vencedores da crítica ocorreu uma semana após o Globo de Ouro 2025, quando o filme ainda estava em evidência.

Como a votação do Bafta ocorreu após as polêmicas envolvendo as declarações da atriz, e mesmo assim o filme saiu vitorioso, isso demonstra que a campanha da produção continua forte.

Até agora, o filme ainda não perdeu nenhum prêmio televisionado nas categorias de Melhor Canção, Melhor Atriz Coadjuvante (para Zoë Saldaña) e Melhor Filme Internacional, conquistando todos esses prêmios nas demais cerimônias da temporada.

Independentemente da polêmica, “Emilia Pérez” continua sendo o favorito para o Oscar de Melhor Filme Internacional 2025.

“Ainda Estou Aqui” ainda pode surpreender

Nos últimos dois anos, o Bafta revelou vitórias que sugeriram dois cenários distintos em relação aos prêmios da Academia, indicando possíveis direções diferentes para o Oscar.

Em 2023, por exemplo, “Nada de Novo no Front” foi o grande vencedor do prêmio britânico, enquanto “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” dominou o Oscar. No ano seguinte, a situação foi diferente: o Bafta acertou os vencedores do Oscar em quase todas as categorias, exceto em Melhor Efeitos Visuais.

Com isso, fica claro que o Bafta é, ao mesmo tempo, um termômetro importante para o Oscar e uma premiação com identidade própria.

No entanto, no Oscar, a situação pode ser diferente e favorecer “Ainda Estou Aqui”. Além de ser o único outro filme internacional indicado à categoria de Melhor Filme, a imprensa americana e a indústria têm demonstrado resistência às polêmicas envolvendo a estrela de “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón.

Normalmente, quando os eleitores do Bafta optam por seguir seu próprio caminho e eles tendem a favorecer candidatos europeus, como aconteceu com “Nada de Novo no Front” e, agora, “Emilia Pérez”.

Os vencedores do Oscar 2025 serão revelados no dia 2 de março.

“Ainda Estou Aqui”: conheça história que inspirou o filme

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Gaby Spanic dá tapa em Tamires e desiste de ‘A Fazenda 17’

A Usurpadora surtou! Na noite deste domingo, 18 de outubro, a atriz venezuelana Gaby Spanic…

Sabrina Custódia voltou a brilhar no Mundial de ciclismo de pista

A brasileira Sabrina Custódia voltou a brilhar no Campeonato Mundial de ciclismo de pista 2025,…

Gilberto Gil entra na justiça contra padre que debochou da morte de Preta Gil

Gilberto Gil decidiu entrar com uma ação judicial contra um padre na Paraíba por debochar…