Search
Close this search box.
  • Home
  • Cinema
  • Hollywood amplia protagonismo feminino e reduz o de não brancos, diz estudo

Hollywood amplia protagonismo feminino e reduz o de não brancos, diz estudo

Dos 100 principais filmes de 2024, mais da metade apresentou uma história centrada em uma mulher como protagonista ou co-protagonista, marcando a primeira vez que a representatividade esteve acima do Censo dos Estados Unidos, no qual as mulheres representam 50,5% da população, segundo um relatório da Universidade do Sul da Califórnia (USC).

A representatividade em filmes para pessoas não brancas, no entanto, caiu, de acordo com o relatório.

A Iniciativa de Inclusão Annenberg da USC examinou os 1.800 filmes com mais bilheteria entre 2007 e 2024 e avaliou o gênero, a raça, a etnicidade e a idade dos protagonistas e co-protagonistas de cada um desses filmes.

“Esta é a primeira vez que podemos dizer que a igualdade de gênero foi atingida nos filmes de maior bilheteria”, disse Stacy L. Smith, fundadora da Iniciativa.

“Isso não é resultado de um despertar econômico, mas é devido a uma série de grupos diferentes e esforços — ativistas, estúdios, iniciativas de DEI (diversidade, equidade e inclusão) — para afirmar a necessidade  de igualdade na tela”, acrescentou Smith.

Filmes como “Wicked”, com a protagonista Cynthia Erivo, “Anora”, com Mikey Madison, e Anya Taylor-Joy em “Furiosa: Uma Saga Mad Max” prepararam o terreno para esses ganhos em igualdade de gênero em Hollywood.

Dos 100 filmes de maior bilheteria de 2024, 54 tiveram uma garota ou uma mulher como protagonista ou co-protagonista, segundo o relatório da USC.

Foi um aumento em relação a 2023, quando apenas 30 filmes tiveram uma protagonista identificada como mulher.

Mais de metade dos filmes distribuídos pelo Universal Pictures (66,7%), Warner Bros. Pictures (55,6%) e Lionsgate (54,5%) tiveram uma atriz como protagonista ou co-protagonista das suas histórias, ainda segundo o relatório.

Cerca de 40% ou mais dos filmes foram centrados em uma protagonista ou co-protagonista mulher no Paramount Pictures (44,4%), Walt Disney Studios (40%) e Sony Pictures Entertainment (38,5%).

Mas protagonistas ou co-protagonistas de grupos étnicos e raciais sub-representados caíram significativamente, com apenas 25 dos 100 principais filmes com um protagonista não-branco em 2024, uma queda dos 37 papéis principais ou co-principais de pessoas não brancas em 2023.

Um terço dos filmes do Paramount Pictures lançados em 2024 tinham um protagonista ou co-protagonista não branco, com demografias similares no Lionsgate (27,3%) e no Universal Pictures (26,7%).

Walt Disney Studios (20%), Sony Pictures Entertainment (15,4%) e Warner Bros. Pictures (11,1%) refletiram números ainda menores.

Oscar 2025: confira os indicados à categoria de Melhor Filme

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Gaby Spanic dá tapa em Tamires e desiste de ‘A Fazenda 17’

A Usurpadora surtou! Na noite deste domingo, 18 de outubro, a atriz venezuelana Gaby Spanic…

Sabrina Custódia voltou a brilhar no Mundial de ciclismo de pista

A brasileira Sabrina Custódia voltou a brilhar no Campeonato Mundial de ciclismo de pista 2025,…

Gilberto Gil entra na justiça contra padre que debochou da morte de Preta Gil

Gilberto Gil decidiu entrar com uma ação judicial contra um padre na Paraíba por debochar…